O consórcio do projeto ‘’One Love, One Drum: Drumming For Inclusion’’ reuniu em Paris no mês de Fevereiro para a segunda reunião transnacional do projeto.
A reunião teve o propósito de finalizar os conteúdos a incluir no curso de percussão, debater as plataformas digitais a utilizar para o curso e plataforma Batala Mundo, e ainda, discutir a transição digital da rede Batala Mundo.
As conversações foram bastante ricas e frutíferas, ficando claro o caminho que o projeto levará. Conseguiu-se definir os formatos dos resultados que serão apresentados, em específico, o curso de percussão em termos de número de vídeos a gravar, os aspetos pedagógicos, o tipo de vídeos, os ritmos a ensinar e ainda o formato de gravação. Foi apresentado um protótipo elaborado pelo parceiro Batala Atenas com explanação descritiva de como fazer as gravações por forma a ter a melhor qualidade possível e de forma a serem o mais educativos possível para a audiência.
Relativamente às plataformas digitais, uma grande variedade de opções foi discutida, o que nos levou à escolha das plataformas a utilizar bem como o formato, aspeto e funcionalidades da plataforma digital que irá suportar a transição digital da nossa rede.
Relembramos que o projeto ‘’One Love, One Drum, Drumming for Inclusion’’é um projeto Europeu financiado pelo programa Erasmus+, em específico, a ação chave 2 KA227 – Parcerias para a Criatividade (Educação para Jovens). O projeto nasceu no seio da comunidade Batalá Mundo que promove a diversidade cultural e a inclusão social. Três membros da rede são parceiros neste consórcio: Batalá Braga, Batalá Atenas e Batalá Paris.
O projeto em si está alinhado com as prioridade do programa e da ação chave 2 com o principal objetivo de produzir ferramentas pedagógicas poderosas no ensino musical para a inclusão social de minorias e/ou grupos marginalizados.
Fiquem atentos a novos desenvolvimentos e estamos disponíveis para estabelecer parcerias que possam contribuir para a implementação deste projeto!